segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Reflexões acerca de um excelente (e polêmico!!) documentário: Zeitgeist

Documentário lançado em 3 partes,a primeira lançada em 2007, retratando, do ponto de vista do autor, de como somos manipulados pelas 3 "grandes instituições" que movem o nosso planeta: instiuições financeiras, religiosas e corporativas.
O primeiro,

Fala das instituições religiosas, dos atentados do 11/09 e do sistema financeiro "maquiado" que nós vivemos.
Vou pular a parte religiosa, pois é um caminho muito individual. Eu vi, refleti e não mudou meu modo como vejo a religião, pois muito do que é exibido eu já sabia.
Já o segundo,

Aborda como as verdadeiras instituições financeiras não se importam com a sustentabilidade e com os valores, para garantirem cada vez maiores lucros em suas empreitadas. E apontam várias sugestões onde um crescimento sustentável existe há tempos e só não foi colocado em prática pelo fato de que quem controla o que é melhor para nós (grandes corporações) fazem de tudo para o mundo continuar em desequilíbrio, garantindo assim o consumo de seus produtos e nos fazendo entrar cada vez mais em dívidas.
Vou me ater ao segundo filme da série, já que o termo "sustentabilidade" virou recorrente em todas as instituições escolares. 
Conforme o desenrolar do mesmo, eu concluí que:
O que realmente faz a diferença em nossas vidas, reduz custos, promove o crescimento sustentável, e que, ao longo da história, nos fez dar passos cada vez mais largos na caminhada da ascensão da qualidade de vida, é...... A TECNOLOGIA.
Ela é a grande responsável por tudo isso que nós temos hoje, por você esta lendo este artigo, por você ir e voltar do seu emprego, por você estar na sua casa sendo aquecido no inverno ou sendo refrescado no verão. Ela que encurta distâncias, reduz o tempo para realização de tarefas, ajuda em nossas vidas. E com a educação, não podia ser diferente. É de se admirar que ainda há educadores que não usam a tecnologia como sua aliada, embasados por pensamentos jurássicos, que não funcionam mais, bloqueiam a criança da capacidade que um computador têm de despertar o interesse em sua matéria. O resultado disso é o que vemos em pesquisas realizadas em escolas públicas Brasil afora: adolescentes que usam a ferramenta apenas para diversão, restringindo-a assim, de toda capacidade que a mesma têm de fomentar um estudo dirigido e bem elaborado, de romper barreias e instigar a capacidade de raciocínio.
A verdadeira revolução que precisamos é a revolução da consciência individual.

Forte abraço a todos !





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...